O desenvolvimento tecnológico e os processos inovativos possibilitaram o desenvolvimento de novos tipos de negócios, dentre eles, as chamadas startups. Surgidas neste século XXI, essas startups estão crescendo significativamente no agronegócio e disponibilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao campo. Sendo assim, tem-se a seguinte problemática: Como as teorias de inovação (formas de inovação e o uso do conhecimento) e de TIC contribuem para a compreensão do processo de inovação das startups do agronegócio brasileiro? O objetivo geral do trabalho é analisar como as teorias de inovação e de TIC podem contribuir para a compreensão do processo de inovação das startups, propondo-se um modelo de análise. O procedimento metodológico incluiu o levantamento bibliográfico acerca de inovação e formas de conhecimento, e TIC. O modelo de análise proposto envolve os inputs para o processo inovador interno das startups e os outputs, bem como as forças externas que impactam em sua estrutura.
Autor(a) principal:
Marcelo Mendes Da Silva Donda
Coautores:
Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Luiz Fernando Sommaggio Coletta, Eduardo Guilherme Satolo.